sexta-feira, 12 de agosto de 2016

7 Para que servem os guarda-chuvas (TCRM)


Para que servem os guarda-chuvas
Senão para esconder o amor?
O que me resta fazer
É andar na chuva sem destino.
A vida é mais rara.
A vida é mais cara.
Tudo se tornou absolutamente desnecessário.

Necessário é dizer bom dia.
Necessário descer as escadas
E sair na rua.
Necessário tomar café com leite e pão com manteiga.
Necessário dormir quando se tem sono,
Acordar quando começa o dia,
E tudo ir seguindo seu ritmo sem rumo.

Para onde vamos que não sabemos onde estamos?

Tudo segue a ladainha de sempre.
Compra jornal, fala ao telefone,
Escuta o rádio, assiste à TV.
E a vida escoa como se não nos pertencesse.

O que fazer para torná-la nossa?

O relógio marca horas que não vejo,
A agenda guarda nomes que não leio,
Os livros têm poemas que não lembro,
E tudo vai se esgueirando por não ter mais motivos.

O motivo de ficar.
O motivo de ser.
O motivo de dizer.
O motivo de lembrar.

Eu me lembro de quando tinha nove anos.
E depois de quando tinha dezoito.
Quando tinha vinte e oito.
E agora aos cinquenta e oito,
Todo o tempo que passou virou névoa,
Lembrança, recordação, memória.

A minha vida só vale o que eu me lembro dela.
E o que eu não lembro, eu não vivi.


TCRM – 16/06/2016 – 12h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário